CEPPA – Quem Somos

Nossa História

Um projeto que nasceu com um propósito.

Distante cerca de 4.000 km dos grandes centros urbanos do Brasil, na cidade de Manaus, no coração da Amazônia, um jovem psicólogo sonhava em especializar-se em Psicologia Positiva. Em meados de 2015, após atuar por três anos na área clínica, o professor Evandro Borges buscava aperfeiçoar seus conhecimentos acerca do que poderia atender a demanda de seus clientes.

À época, eram poucos os cursos de Psicologia Positiva disponíveis no Brasil, e os já existentes estavam presentes no Sul e Sudeste.  Com poucos recursos e enfrentando os desafios de um psicólogo em início de carreira, conheceu o trabalho do Dr. Tayyab Rashid, psicólogo, pesquisador e psicoterapeuta em Psicologia Positiva. Logo agregou seus conhecimentos em Terapia Cognitiva-Comportamental, Logoterapia, Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers e em Psicologia Positiva.

A Psicologia Positiva é um campo das ciências psicológicas que não visa anular os pontos positivos das demais correntes, ela vem pra somar. Em 2016, após escrever seus primeiros ensaios em Psicologia Positiva, fruto de inúmeras horas de pesquisas, lançou seu primeiro livro “Uma Mudança de Perspectiva”, esboçando uma visão original e amplamente aceita pela comunidade acadêmica, uma psicologia acolhedora, que não nega o sofrimento humano e cujo tema central é o bem-estar.

Ao ser admitido na Associação Americana de Psicologia, o professor Evandro Borges iniciava sua jornada no campo da pesquisa. A experiência clínica carecia de atualizações e métodos comprovadamente eficazes, visando o melhor prognóstico dos pacientes. Especializou-se em Psicologia Positiva, sendo aluno do Dr. Martin Seligman, o fundador da Psicologia Positiva.

Com o  propósito de tornar acessível o estudo do que torna a vida das pessoas digna de ser vivida, formulou o projeto do CEPPA, que há 9 anos disponibiliza cursos online e possui alunos nos 26 estados do Brasil, Distrito Federal, Portugal, além de outros países que abrigam residentes brasileiros.

Compreendemos que nossa classe carece de incentivo à pesquisa, oportunidades de inclusão nos sistemas de saúde, educacional, redes de apoio psicossocial, recursos humanos e gestão de pessoas. E por esse motivo, acreditamos que sim, é possível estudar Psicologia Positiva de forma abrangente sem a necessidade de despender grandes somas de recursos, como um dia sonhou seu idealizador, o professor Martin Seligman.  

psicologia positiva

 

Evandro Borges
Psicólogo e Neuropesquisador

 

O Curso é ministrado pelo professor Evandro Borges, psicólogo clínico, escritor e neuropesquisador.

É Bacharel em Psicologia pela ESBAM e especializado em Psicologia Positiva pelo Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia. Registrado no Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região com o CRP 20/07141.

É membro da Associação Americana de Psicologia (APA nº 00185324), onde integra 3 divisões de pesquisas, a Sociedade para Psicologia Experimental e Ciência Cognitiva – Divisão 3, a Divisão de Psicologia do Desenvolvimento – 7 e Sociedade de Neurociência Comportamental e Psicologia Comparativa. 

Teve como professores o Dr. Martin Seligman, Dr. James Pawelski, Dra. Claire Robertson-Kraft, Dra. Angela Duckworth e Dra. Karen Reivich.

Atua há 12 anos na área clínica, agregando diversas metodologias e sempre em busca de aperfeiçoamento, tendo adotado a Terapia Cognitiva-Comportamental, a Logoterapia, a Terapia Centrada na Pessoa, de Carl Rogers, a Psicologia do Ser, de Maslow e a Psicologia Positiva, uma corrente que abrange princípios filosóficos da TCC e da Psicologia Humanista.

É autor da Série didática ‘Positiva Psicologia’, que aborda os cinco pilares da psicologia positiva, baseados na neurociência e pesquisas no campo do bem-estar humano.

Obtenha uma experiência de aprendizado única!

Com nossos cursos online, você tem acesso a conteúdos cientificamente embasados.

Revele potenciais

A Psicologia Positiva guia para o autoconhecimento e crescimento pessoal em todas as esferas da vida.

Construa relações saudáveis

Conheça os benefícios da Psicologia Positiva para cultivar relações saudáveis, construtivas, edificantes, duradouras e significativas.

Desperte sua vitalidade

Corpo e Mente estão intrinsecamente entrelaçados. Um reflete do outro. A Psicologia Positiva inspira mudanças de hábitos para impulsionar energia e bem-estar.

Amplie perspectivas

A desesperança é fruto da falta de otimismo. E otimismo tem a ver com autoestima. Autoestima não se resume a bem-estar estético, mas a estar no controle de sua vida e acreditar em suas capacidades.

Desenvolva resiliência emocional:

A Psicologia Positiva nos fortalece diante de desafios, ao conhecermos nossas forças pessoais, focamos em soluções.

Explore crescimento pessoal

Cada passo que damos na jornada da vida é uma oportunidade de descoberta, aprendizado e evolução. É abrir-se para novas perspectivas, desafios e conquistas.

Nossos Pilares

Quando trabalhamos nossas forças, tornamo-nos resilientes.