Nossa história

CEPPA Psicologia Positiva. Um projeto que nasceu com um propósito.

O CEPPA surgiu em 2016, com o propósito de tornar a Psicologia Positiva acessível no Brasil.

CEPPA Psicologia Positiva
TRANSFORMANDO OBSTÁCULOS EM SOLUÇÕES

Segundo pesquisa da Vittude86% dos brasileiros sofrem de alguma questão psicológica.

Problemas como estresse, ansiedade, insônia, problemas relacionados a relacionamentos, trabalho, insegurança e depressão são recorrentes. A pesquisa revelou que o termo saúde mental já é bastante difundido no país. Mas, afinal, o que é saúde mental? O CEPPA Psicologia Positiva fez um levantamento sobre o termo, e focamos nossas pesquisas para tentar compreendê-lo. Saúde mental não é simplesmente a ausência de doença mental, mas o aumento do bem-estar emocional. Em outras palavras, um indivíduo deve, necessariamente sofrer com algum tipo de transtorno, mas desejar aumentar sua qualidade de vida.

Aproximar a sociedade da Psicologia é a nossa maior missão.

CEPPA Psicologia Positiva, o que é a PP?

A Psicologia Positiva (PP), concentra-se no Estudo do Caráter Humano, no Modelo PERMA e na Autoestima, isso inclui o estudo das 6 Virtudes e as 24 Forças de Caráter, além do Otimismo.

A Psicologia Positiva é um campo das ciências psicológicas que não visa anular os pontos positivos das demais correntes, ela vem pra somar. Em 2016, após escrever seus primeiros ensaios em Psicologia Positiva, fruto de inúmeras horas de pesquisas, o Professor Evandro Borges, fundador do CEPPA, lançou seu primeiro livro “Uma Mudança de Perspectiva”, esboçando uma visão original e amplamente aceita pela comunidade acadêmica, uma psicologia acolhedora, que não nega o sofrimento humano e cujo tema central é o bem-estar.

Ao ser admitido na Associação Americana de Psicologia, iniciou sua jornada no campo da pesquisa. A experiência clínica carecia de atualizações e métodos comprovadamente eficazes, visando o melhor prognóstico dos pacientes. Especializou-se em Psicologia Positiva, sendo aluno do Dr. Martin Seligman, o fundador da Psicologia Positiva.

Com o  propósito de tornar acessível o estudo do que torna a vida das pessoas digna de ser vivida, formulou o projeto do CEPPA, que há 9 anos disponibiliza cursos online e possui alunos nos 26 estados do Brasil, Distrito Federal, Portugal, além de outros países que abrigam residentes brasileiros.

Compreendemos que o Brasil ainda carece de incentivo à pesquisa, oportunidades de inclusão da psicologia nos sistemas de saúde, educacional, redes de apoio psicossocial, recursos humanos e gestão de pessoas. E por esse motivo, acreditamos que sim, é possível estudar Psicologia Positiva de forma abrangente sem a necessidade de despender grandes somas de recursos, como um dia sonhou seu idealizador, o professor Martin Seligman. 

curso de psicologia positiva

Coordenação

Professor Evandro Borges

“Quando fundei o CEPPA, em 2016, eu tinha uma simples missão: Tornar acessível e compartilhar uma ciência que tem como foco o aperfeiçoamento das habilidades humanas que transformam vidas.”

Informações Adicionais

Capacitação

Formação

É Bacharel em Psicologia pela ESBAM e especializado em Psicologia Positiva pelo Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia. Registrado no Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região com o CRP 20/07141.

Mentores

Mihaly Csikszentmihalyi, Tayyab Rashid, Alejandro Adler, Christopher Peterson, David Servan-Schreiber, Barbara Fredrickson. Teve como professores o Dr. Martin E. P. Seligman, Dr. James Pawelski, Dra. Claire Robertson-Kraft, Dra. Angela Duckworth, Dra. Karen Reivich.

Afiliações em Pesquisa

É membro da Associação Americana de Psicologia (APA nº 00185324), onde integra 3 divisões de pesquisas, a Sociedade para Psicologia Experimental e Ciência Cognitiva – Divisão 3, a Divisão de Psicologia do Desenvolvimento – 7 e Sociedade de Neurociência Comportamental e Psicologia Comparativa.

Carreira

Atua há 12 anos na área clínica, agregando diversas metodologias e sempre em busca de aperfeiçoamento, tendo adotado conceitos da Psicologia Positiva agregada à neurociência. É autor da Série didática ‘Positiva Psicologia’, que aborda os cinco pilares da psicologia positiva, baseados na neurociência e pesquisas no campo do bem-estar humano.

Mais que uma certificação, um despertar para as habilidades humanas

Quando estamos engajados com a sociedade, com nosso trabalho e com o que fazemos uns pelos outros, crescemos juntos.