Evandro Borges

Psicólogo e Neurocientista

Coordenação do Curso

O Curso é ministrado pelo professor Evandro Borges, autor da Série de Livros ‘Positiva Psicologia’, em cinco volumes que abordam os cinco pilares da psicologia positiva, baseados no modelo PERMA, desenvolvido pelo psicólogo norte-americano, Dr. Martin Seligman.

 

 

É Bacharel em Psicologia pelo Centro de Pesquisa e Ensino Superior da Amazônia, certificado em Psicologia Positiva pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Yale e especializado em Psicologia Positiva pelo Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia. Registrado no Conselho Regional de Psicologia da 20ª Região com o CRP 20/07141.

 

É membro da Associação Americana de Psicologia (APA nº 00185324), onde integra 3 divisões de pesquisas, a Sociedade para Psicologia Experimental e Ciência Cognitiva – Divisão 3, a Divisão de Psicologia do Desenvolvimento – 7 e Sociedade de Neurociência Comportamental e Psicologia Comparativa. Atualmente coordena o Curso de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada pelo CEPPA.

Quem Somos

Em 2015 o psicólogo brasileiro Evandro Borges elaborou um dos primeiros cursos de Introdução à Psicologia Positiva 100% online e  totalmente em português. Assim nascia o Portal Positiva Psicologia, que já certificou mais de 300 alunos. Em 2017, lançamos as bases para a fundação do CEPPA – Centro de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada. Acreditamos que, somente por intermédio do trabalho em conjunto, incentivo à pesquisas, colaboração, troca de informações e acesso à pesquisas recentes e atualizadas da comunidade acadêmica internacional podemos possibiliar uma fomação de qualidade, com profissionais capacitados e engajados, preparados para os desafios da psicologia em nossa atualidade.

Nossa Missão

Tornar a Psicologia Positiva acessível no Brasil por meio de cursos inclusivos, de qualidade e interativos. Acreditamos que quando estamos engajados com o desenvolvimento educacional da sociedade, não somente a sociedade se desenvolve, mas também os profissionais comprometidos e engajados com ela. 

Nossos Valores

Somos pautados por valores éticos, acreditamos no potencial e na capacidade humana, trabalhamos com um senso compartilhado de responsabilidade e propósito para com a comunidade que servimos. Valorizamos e reconhecemos o mérito do maior ativo que possuímos: nossos alunos, os quais chamamos carinhosamente de parceiros e fomentadores da Psicologia Positiva. Obedecemos aos mais rigorosos critérios acadêmicos nacionais e internacionais e estamos em consonância com os padrões dos mais renomados cursos de certificação em psicologia positiva do mundo, com um vasto referencial teórico.

Sobre a Psicologia Positiva

Antes de qualquer coisa, nós precisamos dizer-lhe algo sobre a psicologia, sobre ser psicólogo e sobre o que realmente faz um psicólogo. Psicologia não é apenas sobre ‘doenças’ e ‘transtornos’ mentais, psicologia também é sobre saúde, prevenção, bem estar, qualidade de vida, relacionamentos saudáveis, engajamento, realização profissional e pessoal, família, amor, felicidade, esporte, ambiente, educação, enfim.

 

 

Durante os últimos 100 anos a psicologia ao redor do mundo concentrou esforços significativos para compreender o sofrimento humano. Um fenômeno que teve seu auge durante as duas grandes guerras mundiais. A necessidade era grande e o progresso foi notável. Tais avanços permitiram não somente a compreensão, como também o tratamento de inúmeros distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e fobias, por exemplo.

 

 

Nos último 100 anos, psicólogos do mundo todo estiveram empenhados em compreender de que forma o sofrimento poderia ser aliviado. Hoje, porém, psicólogos do mundo inteiro estão comprometidos com a compreensão do que torna a vida mais digna de ser vivida. Somos parte de uma corrente chamada de Psicologia Positiva, que acredita que as pessoas querem mais do que um fim ao sofrimento. As pessoas querem levar uma vida significativa e gratificante, querem conhecer e cultivar o que há de melhor dentro de si, melhorar suas experiências de amor, trabalho e lazer.

 

 

A Psicologia Positiva possui três pilares centrais: experiências positivas, traços individuais positivos e instituições positivas. Compreender as emoções positivas implica o estudo de contentamento com o passado, a felicidade no presente e a esperança para o futuro. Compreender características individuais positivas envolve o estudo dos pontos fortes, tais como a capacidade de amar e trabalhar, a coragem, a compaixão, resiliência, criatividade, curiosidade, integridade, autoconhecimento, moderação, autocontrole e sabedoria. Compreender instituições positivas implica o estudo dos pontos fortes que promovam melhor as comunidades, como a justiça, responsabilidade, civilidade, família, ética profissional, liderança, trabalho em equipe, propósito e tolerância.

 

 

A Psicologia Positiva está comprometida com famílias e as escolas que permitam que as crianças floresçam, isto é, que se desenvolvam não apenas em aspectos intelectuais e morais, mas também físicos, afetivos e emocionais. Da mesma forma, estamos empenhados com locais de trabalho que promovam a satisfação pessoal e profissional de seus colaboradores e com comunidades que incentivam o engajamento, o voluntariado, mobilidade, acessibilidade e a qualidade de vida.

 

 

Não nos preocupamos em encontrar o que há de ‘doente’ nas pessoas, nosso foco é auxiliar pessoas a descobrirem e fortalecerem o que possuem de saudável, suas virtudes, suas qualidades, seus pontos fortes. Acreditamos que ao nutrir pontos fortes eliminam-se os pontos fracos. Estamos comprometidos com o estudo e disseminação da Psicologia Positiva no Brasil e no mundo, bem como com intervenções psicológicas em escolas, organizações e comunidades.

 

 

O Curso de Certificação em Psicologia Positiva Aplicada está aberto ao público acadêmico em geral e a profissionais que buscam qualificação ou aperfeiçoamento profissional. 

Sejam todos muito bem-vindos(as).

Gratidão!

 

Equipe CEPPA

Certificações pelo Programa de Educação Continuada da APA

Parceiros