PSIES – Psicologia e Espiritualidade, desde 2015

A Espiritualidade como elemento subjetivo da Experiência Humana

Durante séculos a psicologia focou em questões subjetivas do indivíduo, mas por falta de uma definição clara do que era espiritualidade e, como forma de zelar pelo rigor ético dos critérios científicos, uma vez que o termo espiritualidade nos remete sempre a uma ideia correlacionada a experiência religiosa, esta, propriedade intelectual e imaterial indissolúvel do indivíduo, por direito universal, separou-se corpo, mente e espírito.

O corpo era o constructo biológico, a mente foi compreendida como tudo aquilo que o cérebro produz, ou seja, a mentalidade, e o espírito a parte imaterial do ser humano. Sendo imaterial, não havia como mensurá-la. E poucos psicólogos ousaram falar sobre a espiritualidade como fator subjetivo inerente à experiência humana.

A Origem do Núcleo de Estudos PSIES – Psicologia e Espiritualidade

Ainda na academia, participei de um núcleo de estudos sobre Psicologia e Espiritualidade. Não abordávamos temas como religião, mas o papel da experiência de transcendência. Carl Jung, William James, Stanislav Grof, Viktor Frankl e Martin Seligman contribuíram bastante com este campo do saber. E em 2015, surgiu o Núcleo de Estudos PSIES – Psicologia e Espiritualidade. Reconhecendo a necessidade de integrar a dimensão da transcendência na prática psicológica, iniciamos nossa jornada.

PSIES - Psicologia e Espiritualidade

O Papel da Transcendência

Sendo a espiritualidade um fator subjetivo imaterial, a transcendência passou a ser o foco dos estudos. Buscamos explorar a intersecção entre a psique e a transcendência, promovendo o autoconhecimento, o crescimento pessoal e a busca por significado.

Celebrando a Diversidade Transcendental

No Núcleo de Estudos PSIES, celebramos a diversidade transcendental e reconhecemos a singularidade de cada jornada espiritual. Acreditamos na importância de honrar e respeitar as diferentes formas de busca pela transcendência, enquanto buscamos a compreensão e a integração de suas contribuições para o bem-estar humano.

O PSIES é um núcleo de estudos dentro do CEPPA.

Professor Evandro Borges